Atendimento humanizado e automatizado: por que eles precisam estar lado a lado? Confira no blog!
Para que uma empresa se diferencie no mercado é preciso criar relacionamentos com a união…
Para que uma empresa se diferencie no mercado é preciso criar relacionamentos com a união de pessoas e as capacidades tecnológicas disponíveis no mercado. Afinal, o atendimento humanizado assertivo é justamente isso, automatizar processos sem deixar de lado o fator humano.
Segundo pesquisas, 79% dos brasileiros já pararam de fazer negócios com uma marca devido a uma experiência ruim de atendimento. Ou seja, por mais que já temos o conhecimento disso, é sempre bom lembrar de oferecer o melhor atendimento ao cliente.
Pensar em estratégias, ferramentas e a forma de interagir com seu cliente é primordial, e entender sobre o atendimento humanizado e automatizado é um grande passo para alavancar o seu negócio.
O atendimento humanizado é muito mais do que apenas ser feito por humanos. Essa é uma técnica de atendimento ao cliente que foca em qualidade, empatia, agilidade e personalização, criando relacionamento com o seu público.
Assim entra o WhatsApp na equação, o seu cliente está lá, independentemente de quem seja, ele busca mais do que um chatbot, mas sim falar com uma pessoa real para sanar suas dúvidas ou resolver seus problemas. A sua empresa deve estar lá, conversando com os leads e oportunidades. Mas, a sua empresa não deve apenas disparar mensagens e esperar que chovam vendas, pois não é assim que funciona. É preciso de estratégia e aproveitar os recursos disponíveis, além de tratar o App como ele é, um canal de vendas.
A função do WhatsApp em estratégias, não precisa ser um canal paralelo ou só para atendimentos rápidos, como tem geralmente sido. Está mais do que na hora de profissionalizar o seu uso e tornar como um facilitador no seu processo de vendas.
Temos que considerar também que o App gera uma quantidade essencial de dados, que podem ser metrificados e utilizados na gestão comercial, em mérito de exemplos, o volume de atendimentos por dia, a velocidade do primeiro contato e o tempo médio de repostas.
À vista disso, vender pelo WhatsApp não precisa mais estar implementada na sua empresa de modo improvisado e provisório. Atualmente, o App tem grandes chances de ser um canal de vendas excepcional em sua estratégia de marketing e vendas.
Integrar o App ao CRM que sua empresa utiliza (esperamos que já utilizem), é essencial para ter o controle necessário sobre as negociações e acompanhar as métricas. Caso contrário, a sua empresa terá mais trabalho para gerenciar essa operação. Uma dica é utilizar a integração do WhatsApp em plataformas que suportem o mesmo.
É vital definir os indicadores que vão ser acompanhados desde o começo, para ter em mãos as métricas exatas do sucesso dessa estratégia. Podendo ser avaliado os ganhos que ele trouxe comparando com outros meios de contatos como e-mail e ligação.
As métricas recomendadas para observar, são:
Cada canal tem suas particularidades e o time comercial deve ser treinado para operar bem entre eles. Quando o atendimento é via WhatsApp, não deve-se manter o mesmo roteiro de e-mail ou espontaneidade de uma ligação, por exemplo.
Não aconselhamos também “mecanizar” o atendimento usando roteiros engessados, sendo que a proposta do App é justamente aproximar o contato e facilitar a comunicação. E mesmo assim, é importante saber a dosagem de proximidade e intimidade nos contatos. Afinal, são abordagens comerciais em que um vendedor representa a empresa, mesmo que seja uma plataforma considerada informal, terá de ser mantida a seriedade e respeito em todos os momentos.
Tudo isso e muito mais precisam ser incluídos em materiais de treinamentos para que toda a equipe se habitue ao formato e abordagem, assim como na condução de negociações. Todos os processos devem ser desenhados e reforçados em treinamentos, tal como, o preenchimento do CRM e a atualização de informações, fator vital para que a estratégia de fato funcione.
No momento, temos em mãos inúmeras atualizações no App e com certeza virão outras ainda mais atrativas para as empresas. Agora deixo o questionamento: você utiliza todas elas? Você conhece todas as ferramentas disponíveis?
Com o WhatsApp Business você consegue realizar muitas operações e ter facilidades exclusivas para oferecer aos seus clientes, como catálogo, a aba de adicionar ao carrinho, o botão de pagamentos, as mensagens automáticas, e ainda a mais nova atualização de encontrar empresas.
Mas, as vantagens não acabam por aqui, você ainda pode utilizar a Letalk como ferramenta de integração para otimizar as suas vendas. Inclusive, se a sua empresa está precisando de uma estratégia como apresentamos, a Arara Resultados é especialista em organizar a automação do WhatsApp da sua empresa.
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