Mensure seus resultados com os principais KPIs de marketing
O marketing é a área principal para o sucesso de qualquer negócio e com a crescente concorrência…
O marketing é a área principal para o sucesso de qualquer negócio e com a crescente concorrência e mudança nos hábitos de consumo dos clientes, as empresas precisam ser proativas em suas estratégias de marketing para atingir seus objetivos de crescimento. Para isso acontecer assertivamente, é preciso mensurar os resultados obtidos. Nesse contexto que entram os KPIs de marketing.
Os KPIs (Key Performance Indicators) de marketing são métricas que ajudam a mensurar o desempenho das estratégias. Os quais podem ser utilizados em diferentes áreas, como atração de leads, conversão de vendas, fidelização de clientes, entre outros. A escolha dos KPIs mais adequados irá depender do objetivo da empresa e o estágio do funil de vendas que seus clientes se encontram.
Em linhas gerais, o KPIs é uma medida mais qualitativa, que permite acompanhar o desempenho do negócio como um todo, identificando se a empresa está atingindo seus objetivos estratégicos e operacionais.
Pensando nisso, vamos mostrar os principais KPIs de marketing e como utilizá-los para mensurar seus resultados, confira abaixo!
O CAC é uma métrica que indica o custo médio para adquirir um novo cliente. Ele é calculado pela soma de todos os investimentos em marketing e vendas dividido pelo número de clientes adquiridos no mesmo período. É importante lembrar que o CAC deve ser menor do que o valor médio de compra do cliente para a empresa ter lucro.
O ROI é uma métrica que indica o retorno obtido com os investimentos em marketing. Ele é calculado pela divisão do lucro obtido pelas despesas de marketing. O resultado deve ser multiplicado por 100 para obter o percentual de retorno sobre o investimento.
A taxa de conversão indica a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada, como preencher um formulário, fazer uma compra ou assinar uma newsletter. Ela pode ser calculada dividindo o número de conversões pelo número de visitantes do site.
O LTV é uma métrica que indica o valor médio que um cliente gasta com a empresa durante todo o tempo em que é cliente. Ele é calculado multiplicando o valor médio de compra pelo número médio de compras realizadas durante o período em que o cliente permaneceu na empresa.
O Churn Rate é a taxa de cancelamento de clientes. Ela indica o percentual de clientes que deixaram de fazer negócios com a empresa em um determinado período. Para calculá-la, basta dividir o número de clientes que deixaram a empresa pelo número total de clientes.
Ao utilizar esses KPIs de forma adequada, a empresa pode mensurar o desempenho das suas estratégias de marketing, identificar oportunidades e tomar decisões com base em dados objetivos. É importante lembrar que os KPIs devem ser acompanhados de forma constante e que eles podem variar conforme as especificidades de cada negócio.
Além dos KPIs citados acima, existem diversas outras métricas que podem ser utilizadas para mensurar os resultados de marketing. No entanto, escolher os KPIs certos, é apenas o primeiro passo. É preciso estar atento aos dados e saber interpretá-los corretamente para extrair insights valiosos que possam ser aplicados.
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