Tendências de Marketing para 2023
segundo a IAB
O Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil), elencou 6 tendências do Marketing digital para 2023. Confira a matéria completa para saber mais!
Considerando o contexto econômico mundial, algumas das tendências de Marketing que traremos no artigo estará muito relacionada aos resquícios dessa “herança” das crises. Como exemplos a guerra da Ucrânia, sanções econômicas, inflação e problemas na cadeira global de suprimentos.
Sendo assim, o Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil), determina que a compreensão acerca do consumidor em suas diferentes nuances é o caminho assertivo na construção de boas práticas no setor, para que se entregue valor e ao mesmo tempo ganhe-se awareness.
Rumo a uma “disrupção de marca”, o instituto mencionado elencou 6 tendências do Marketing digital para 2023, confira:
Também conhecido como “commerce everywhere” (comércio em todos os lugares), o varejo reinventado é reflexo da era pós-pandemia e da aceleração da transformação digital. Assim, o e-commerce é a principal ferramenta de vendas no varejo.
De acordo com o estudo “Tendências: as compras no Mercado Livre”, o comércio online deve representar cerca de 21,5% do total de vendas no varejo em níveis globais. Ainda, a América Latina se destaca nesse aumento, com uma variação de 20,4% em 2022, com o Brasil na liderança.
Os consumidores aguardam das marcas novos comportamentos e com certeza mais sustentáveis. Sendo que 76% concordam que empresas devem se esforçar para acabar com o racismo, xenofobia, entre outros preconceitos, 74% acreditam que as marcas têm um papel muito importante a desempenhar na sociedade e 76% dos brasileiros consideram ao comprar o fator da sustentabilidade. Esses são dados do estudo global Foundational Kantar Sustentabilidade 2021.
Após o isolamento social causado pela pandemia, o setor de eventos e de turismo foram os mais beneficiados. A título de comparação, o RD Summit, maior evento de vendas e marketing digital da América Latina, reuniu mais de 11 mil pessoas em sua última edição, realizada em outubro de 2022, em Florianópolis.
Além é claro, da premiação mundialmente conhecida entre os publicitários e marketeiros, o Cannes Lions teve sua retomada ao modelo presencial em 2022.
Assim, o IAB prevê a demanda por conhecimento com eventos cada vez maiores, que serão continuados em 2023.
Criptomoedas já são uma realidade. Sendo que cerca de 21% da população conectada já afirma ter algum investimento em criptomoeda no último ano, conforme indica a Kantar Ibope Media.
A Nubank, por exemplo, se prepara para criar sua própria moeda digital em 2023.
Segundo a Kantar Inside Video 2022, o brasileiro conectado assina em média 1,5 serviços da categoria. Empresas como a Apple, Google e Amazon tem investindo no setor, com seus serviços já muito conhecidos: Apple TV+, YouTube Premium e Prime Video.
O consumidor demonstra grande paixão por conteúdos exclusivos de streaming, até mesmo out-of-home (fora de casa). Assim marcas como o Burger King que já criou um menu personalizado de Stranger Things e o Boticário com itens exclusivos de séries como Bridgerton e La Casa de Papel.
O metaverso foi um dos temas mais comentados e debatidos em 2022, e isso não irá mudar. Contando ainda com mais investimentos. Para 2023, os especialistas que apontam tendências admitem que a discussão em torno da tecnologia deve ganhar mais maturidade e a buscas por aplicações práticas.
No Brasil, o levantamento realizado pela Kantar Ibope Media, expõe que 6% dos brasileiros que usam a internet já transitam por alguma versão do metaverso. Ainda de acordo com o instituto, 91% dos participantes já passaram por metaversos afirmaram que buscam acompanhar informações e conhecer as tecnologias atuais.
A presença no digital extrapola o e-commerce e ganha notoriedade com os avatares de marcas. A Lu, do Magalu, é um dos cases de sucesso nesse quesito. Outros avatares como o CB, da Casas Bahia, Nat, da Natura, e a Moça, do Leite Moça Nestlé, também entram em destaque.
O relatório da IAB traz o dado da Statista de que espera-se que esse mercado chegue a US$ 47.48 bilhões no final deste ano.
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